domingo, 26 de janeiro de 2014

EFEITOS TERAPÊUTICOS DO RONRONADO DO GATO


Jamais subestime o poder do ronrom

 quem garanta que o ronronado do gato possua algum efeito terapêutico. Será verdade? Será que não?

O ronronado é uma tecnologia inteligente, altamente secreta e muito eficiente desenvolvida e utilizada por felinos do mundo todo, especialmente os gatos domésticos, a fim de proporcionar situações que amenizem a dor ou aumentem a satisfação do próprio gato. Cada gato possui seu próprio ronronado, como uma impressão digital, que varia conforme a frequência. Alguns gatos alcançam 150 Hertz de frequência de ronronado, ou vibrações por segundo, mas o ronrom da grande maioria varia numa frequência entre 20 a 50 Hz. Coincidência ou não, para os humanos, essa mesma frequência é utilizada na medicina desportiva para acelerar as cicatrizações e recuperar lesões. Para o gato, o ronronado transmite vibrações sonoras benéficas quando o organismo luta contra situações penosas, como dor, estresse, insônia ou ansiedade. Quem copiou quem?
Segundo uma pesquisa norte americana, publicada nos anos 50, os gatos com fratura se recuperam três vezes mais rápido do que os outros animais, só por causa das vibrações "ronronais" (mais uma para o rol da lenda das 7 vidas!). E por isso, essa tecnologia acabou sendo utilizada pelos fisioterapeutas como terapia para acelerar a cicatrização dos ossos.
Mas o ronronado não é utilizado apenas para dar uma adocicada nos fatos ruins da vida do gato (e dos humanos plagiadores). Muito pelo contrário, ele é muitíssimo mais conhecido por aí pela demonstração de afeto dos gatos para com os outros seres (apesar de até hoje eu escutar gente dizer que é asma, affffffffffffffff!). Geralmente, o gato ronrona quando está descontraído e recebe carinho das pessoas e até de outros animais, como um outro gato ou um cão! As gatas também ronronam para tranquilizar a si próprias no momento do parto e também quando estão amamentando.
O fato é que o ronronado aumenta a produção de serotonina e outras endorfinas para todos aqueles que o ouvem, seja os humanos ao redor, seja o próprio gato. E isso é bom! Desse modo, ele se torna um poderoso anti estresse, regulador da pressão arterial, potencializador da imunidade do organismo, diminui as alergias e é um poderoso suporte psicomotor, diminuindo fobias e depressões.
Mas, afinal, como é produzido o ronronado? ...
Tá, a verdade é que não há uma explicação concreta, ninguém nunca chegou em um consenso de como os gatos fazem para ronronar! É ruim que gato, um bicho misterioso, cheio de seduções sem explicações, revelará segredos! 
Dentre as inúmeras teorias, a maioria dos pesquisadores acredita que o gato usa as cordas vocais, contraindo e dilatando a glote, o que resulta em vibrações características do ronronar quando o animal respira. Mas há também quem acredite que o fenômeno advém do movimento do sangue na veia cava produzindo turbulência. Mas tudo pode não passar, também, de meras teorias, vai lá saber!
E essa história de gato curar humano pelo ronronado já está tomando proporções tão importantes para a medicina, que já está virando alvo de estudos: é a ronronterapia!! Parece piada, né! Mas a jornalista francesa Véronique Aïache acabou escrevendo um livro sobre a experiência feita pelo veterinário Jean-Yves Gauchet. Este homem testou a influência do ronronado em 250 voluntários, que ouviram uma gravação de 30 minutos de ronronados de gato (na verdade, era o gato do próprio veterinário, Rouky!). No final declararam sentir mais bem estar, serenidade e uma maior facilidade para dormir (guardem esse último efeito e comparem com meu relato pessoal no final do post).


O mais interessante é saber que o próprio veterinário Gauchet, em parceria com a Apple, lançou em 2009, um aplicativo para iPhone que utiliza ronronado de gato para amenizar os efeitos da diferença de fuso horário das viagens sobre as pessoas. Como ele funciona? O app toca uma música doce e suave juntamente com um ronronado de gato, que serão escutados, por meio de fones de ouvido, durante 30 minutos. O usuário poderá fechar os olhos e relaxar ou pode ainda ficar olhando para a tela do iPhone, que emitirá uma luminosidade azul, o que relaxará ainda mais. Essa cor foi escolhida por seus efeitos na produção de melatonina, o hormônio do sono que agirá no organismo regulando o mesmo. Por favor, não riam, é sério!
A veterinária Hannelore Fuchs, especialista em relação homem-animal, explica que com um gato ronronando no colo, a pessoa desacelera devido à mudança de frequência das ondas cerebrais do estado de alerta para o relaxamento. Esse efeito de relaxamento já foi também estudado pela Universidade de Minesota, EUA, que mostrou que ter um gato em casa reduz em até 30% o risco de um ataque cardíaco.
Então você não tem um gato para ronronar na sua cabeça e te deixar tranquilo e relaxado, e curar suas feridas físicas e emocionais? Ai, que peninha de você!! Mas não se desespere:clique aqui e baixe agora mesmo os arquivos de ronronados de gatos em mp3. Coloque no seu mp3 player, deite-se bem confortavelmente e lembre-se de colocar o despertador para te acordar. Você não faz ideia do poder relaxante que possui um ronronado. Já nós, ailurófilos assumidos e praticantes, que possuímos nossos gatos em carne, osso e pelo macio, só precisamos encontrá-lo... agora mesmo... caramba, onde foi parar esse gato quando eu mais preciso dele?
Antes de terminar, gostaria apenas de deixar um adendo. Com base nisso tudo, vou relatar um fato que vem acontecendo comigo, envolvendo ronronado de gato, mas que não está muito legal: eu sempre dormi com meus gatos, e se eles dormem perto da minha cabeça e se estiverem ronronando e eu posso escutá-los, eu caio em sono profundo em menos de dois minutos! É um santo remédio para insônia, fato! Mas a Mabel, de uns bons dias para cá, vem adquirindo um hábito muito embaraçoso para mim: assim que o despertador toca para eu ir trabalhar, ela vem depressa deitar no meu travesseiro e começa a ronronar! Parece que ela aprendeu que, assim que a musiquinha toca, ela tem que vir para o meu travesseiro, ou seja, minha cabeça. Resultado: eu volto a dormir... e acordo cerca de 30 ou 40 minutos depois... e estou chegando atrasada no meu serviço quase todos os dias!!! Gente, que pouca vergonha é essa que minhas gatas vêm praticando todas as manhãs!! Quando não é a Ágatha me acordando quando não deve, é a Mabel me fazendo dormir quando não deve!!! Será isso uma espécie de bullying felino? 



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário